Blog
Qual a diferença entre desinfecção e esterilização?
16
nov

Qual a diferença entre desinfecção e esterilização?

No cenário desafiador que o mundo vive com a pandemia de coronavírus, é indispensável tomar os devidos cuidados no intuito de evitar que o vírus da COVID-19 e outros microrganismos andem livremente e prejudiquem a nossa saúde. Falamos anteriormente sobre a diferença entre higienização e limpeza. Hoje, vamos falar qual a diferença entre desinfecção e esterilização e como encontrar os produtos ideais para cada finalidade na Hiperlimp

Qual a diferença entre desinfecção e esterilização

A nossa geração nunca viu uma situação como a que vivemos em 2020. O surgimento do coronavírus mudou a forma como nos relacionamos com a higiene básica e diária em todos os lugares e situações. Sabemos que o vírus é transmitido pelas seguintes formas:

  • Contato direto com as pessoas pelas gotículas de saliva infectadas. Por causa disso, usamos a máscara;
  • Contato a partir das mãos na boca e no nariz.

O vírus consegue entrar em nossas vias respiratórias no momento em que colocamos a nossa mão no nariz sem parar e sem proteção. E ele pode estar em diversos lugares. Seja em objetos metálicos, de vidro, ferro, em roupas, nos aparelhos elétricos, eletrônicos, no celular, em praticamente tudo a COVID-19 pode se alastrar e permanecer.

Estudos afirmam que o vírus consegue ficar horas e até dias em superfícies. O risco é maior em locais de uso coletivo onde a incidência de pessoas colocando a mão no local é constante.

Exemplo são as maçanetas de portas, interruptores de luz, canetas, lápis, entre outros objetos. Não à toa que ouvimos que devemos limpar constantemente esses locais para matar o vírus e outros microrganismos.

Vimos que a diferença entre higienização e limpeza está no uso de produtos específicos para cada finalidade e na ordem dos fatores: em primeiro lugar a limpeza, a lavagem do local e depois a higienização, que limpa com mais profundidade.

O ato de desinfectar e esterilizar é parte final de todo o processo de limpeza. Então, qual a diferença entre desinfecção e esterilização?

O detalhe está no percentual de eliminação dos microrganismos e vírus. A desinfecção elimina 99% das bactérias usando produtos específicos e que não se usam na higienização. Halls de entrada, escritórios, hospitais e restaurantes realizam este processo de limpeza.

A esterilização é o processo mais profundo e chega aos 100% de eliminação das bactérias. Centros cirúrgicos e todo o ambiente hospitalar passa por esse processo e garante a segurança de médicos e pacientes.

Em resumo, é um processo complexo e uma cadeia onde nada pode ser desprezado. Assim, a higienização e a segurança de todos são garantidas. Na Hiperlimp, você encontra todos os produtos de limpeza para cada passo do processo com os melhores preços de São Paulo.

Produtos de limpeza é na Hiperlimp

Entendemos que todo o processo de limpeza de um local envolve várias etapas e que um processo depende do outro para dar tranquilidade aos usuários. Por isso, os produtos devem ser específicos para cada situação.

Isso é mais importante do que tentar saber a diferença entre higienização ou limpeza ou a diferença entre desinfecção e esterilização.

A Hiperlimp tem mais de 1500 produtos à sua disposição e entrega rápida em toda a região de São Paulo. Acesse nossa loja e faça suas compras com toda a comodidade e segurança.